Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rosa Affair

Rosa Affair

Sim ou não às Bolachas Maria?

Não sou muito de dietas e não ligo muito aos rótulos das embalagens dos alimentos, mas tenho andado mais atenta. No entanto, em coisas que tenho como garantidas, não ando a ler rótulos. Nas últimas consultas de Pediatria que fui com a B., a pediatra disse-me que já lhe podia dar uma quantidade de coisas e falou-me em bolachas Maria.
Hoje, li um artigo na Isidiet que explica porque não se deve comer bolachas tipo Maria. Fiquei um bocado a bater mal! Como é que uma simples bolacha pode ter tanta porcaria. Ainda ontem fui às compras e dei duas às B. para ver se ela me deixava acabar as compras.
Mais, comprei bolachas Maria! Agora fui ver o rótulo e tcharammmm:

DSC_5530.jpg

Tal e qual o rótulo que está no artigo!


Diz lá no artigo na descrição dos ingredientes:
- Farinha de trigo – causa inflamações, alergias, disturbios gastrointestinais, desequilibrio do pH, adição, diabetes, obesidade, etc…
- Açúcar – causa aumento de gordura visceral, diminuição da sensibilidade insulínica, aumento do triglicerídeos (gordura no sangue), Diminuição do HDL (colesterol “bom”), Aumento do LDL (colesterol “mau”), Esteatose hepática, Inflamação Generalizada e está ligado ao aparecimento de carcinomas.
- Gordura vegetal de palma – relacionada com várias doenças, inclusive cancro
- Xarope de glucose – versão “barata” do açúcar. Causa aumento de gordura visceral, diminuição da sensibilidade insulínica, aumento do triglicerídeos (gordura no sangue), Diminuição do HDL (colesterol “bom”), Aumento do LDL (colesterol “mau”), Esteatose hepática, Inflamação Generalizada e está ligado ao aparecimento de carcinomas.
- Soro de leite em pó
- Sal
- E500ii – Hidrogenocarbonato de sódio – também usado na espuma de extintores, cerâmica, desodorizantes e droga “crack”. Rico em sódio (“sal”)
- E503ii – Hidrogenocarbonato de amónio – é instável no ar, principalmente em condições de temperaturas acima de 49oC, desprendendo o gás “Amônia”, um gás tóxico.
- E322 – Lecitina
- E223 – Metabissulfito de sódio: contêm sulfitos – aditivo tóxico quando consumidos em grande quantidade ou por pessoas alérgicas ou com com asma
- E304i – palmitato de ascorbilo (obtido sinteticamente)
- E306 – extracto rico em tocoferóis
- Aroma – obtido em laboratório

Parece com isto que sempre que dou uma bolacha à B. sou uma criminosa e que estou a cometer um homicídio por negligência (é assim que se diz?).
Bem, pelo sim pelo não, vou começar a levar pão em vez de bolachas! Ou o pão também tem estes malefícios? É que eu não sou nutricionista e não sei destas coisas.

3 comentários

Comentar post

Siga-nos no Bloglovin

Rosa Affair

Mais sobre mim

foto do autor