Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rosa Affair

Rosa Affair

Blogger vs Sapo

Como sabem mudámos de casa. Ainda não deixámos definitivamente o Blogger, mas mais uns dias e o blog no Blogger vai começar a reencaminhar para o blog do Sapo. Sou nova no mundo do Sapo mas já noto algumas diferenças. Este post não tem intenção de ser um post depreciativo mas sim um post construtivo em que podemos analisar diferenças entre as duas plataformas e trocar ideias de como podemos contornar alguns problemas que possamos enfrentar.

bloggervssapo.jpg

1. Migração: Consegui facilmente migrar o meu blog do Blogger para a Sapo, graças à funcionalidade da Sapo de importar/exportar.

2. Template: No Blogger é mais fácil personalizar o nosso template. Quase tudo pode ser personalizado, sem estarmos a mexer no html ou css. No Sapo, só quem tem conhecimentos de css é que consegue colocar o seu template minimamente ao seu gosto ou então tem que se limitar aos templates por defeito. No Sapo, também não é possível alterar o html, ou se é, eu ainda não descobri onde. No meu caso, consegui reproduzir minimamente o template do Blogger, que era uma das condições para migrar para o sapo. No entanto, é um processo muito demorado.

3. Extras / Miniaplicações: No Blogger existem muitas miniaplicações pré-definidas que podemos usar. No Sapo não existem muitas opções. Para conseguir recriar as minhas miniaplicações do Blogger tive de fazê-las em html. No Sapo temos limite de miniaplicações personalizadas que podemos usar (isso deixa-me um pouco irritada)!

4. Editor da mensagem: Os editores da mensagem estão ao mesmo nível. Enquanto o Sapo deixa criar uma tabela por defeito, no Blogger temos que usar html se a quisermos usar. No entanto, no Blogger posso colocar uma legenda na imagem, no Sapo não posso. Ambos têm um editor avançado de html, onde podemos fazer o que quisermos.

5. Imagens: O Blogger aloja as nossas imagens. Não precisamos de contas, nem clouds nem nada. No Sapo ou temos de ter uma conta no SapoFotos ou uma no Meo Cloud ou no Flickr.

6. Google AdSense. No Blogger é fácil. Associamos a conta adsense ao blog e depois existe uma miniaplicação onde podemos colocar o anuncio onde quisermos com um dos tamanhos disponíveis. No Sapo existem limitações. A grande diferença é que os blogs do sapo são subdomínios e a google não permite anúncios em subdomínios. Portanto, ou temos que comprar um domínio próprio ou usar um domínio de outro blog qualquer. E depois temos de colocar o código num dos componentes da sapo pois não existe um componente pré-definido para isso.

7. Visibilidade: No Blogger temos que ser nós a fazer alguma coisa para termos visibilidade. O Sapo ajuda-nos a ter visibilidade, tanto nos destaques como nas pesquisas e este é o grande ponto a favor.

Por hoje fico por aqui. Mas ainda só estou à um dia no sapo.

4 comentários

Comentar post